quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Jo 2 – “FALTANDO O VINHO”

O vinho que não pode acabar.
         Analisando a ocasião, entendemos porque muitas coisas desaparecem dos casamentos. Muitas vezes a desorganização começa no namoro; Frustrações surgem na lua-de-mel; Falta às vezes até o básico (carinho, intimidade, diálogo, etc.), mas se falar com Jesus, Ele dá um jeito!
         Mas eu quero estudar esta passagem por outro lado, Paulo disse a Timoteo para não beber só água, mas usar de um pouco de vinho (I Tm 5.23). Com a queda do homem, a maldição passou a toda humanidade e, a enfermidade, fraqueza, doença, foi uma das grandes conseqüências do pecado. Com isto o homem vive menos; Cristo veio para com o Seu Sangue nos tirar deste império do inimigo. Tomando o cálice de vinho Ele disse: “É o meu Sangue”.
         Hoje o Sangue de Cristo é o vinho que não pode faltar no nosso relacionamento com o Senhor. Jesus não pode ser um simples convidado... Imagine Ele lá no fundo da sala (não se esqueça Maria era mais influente naquela festa que o próprio Cristo) Jesus, vendo toda aquela euforia, sabia no que daria. O negócio ali era casar, a festa, os amigos mais íntimos...   
         Deus? Messias? João Batista? Não, ninguém tocava nestes assuntos. É assim que “falta o vinho”.
         A obediência (v. 5) ao que o Senhor diz é o primeiro passo para o melhor vinho chegar. O melhor vinho (Jo 2.10) chegou! A nova e eterna Aliança no sangue do Senhor (Mt 26.27,28). O sangue de Cristo é o que nos purifica (I Jo 1.7) de todas as maldições. Ser lavado neste sangue é o que nos torna limpos para entrarmos no céu.
         A falta deste vinho faz-nos constantemente enfermos (I Tm 5.23).
         A enfermidade debilita o homem. Balaque pagou Balaão para fazer o povo de Deus pecar; com o pecado o povo de Deus ficou fraco; Assim fica fácil para o inimigo enfrentar e vencer o povo de Deus (Nm 22-25).
         O povo começou a prostituir (Nm 25), só pela praga morreram vinte e quatro mil (v. 9). O pecado traz a praga; O Sangue de Jesus foi derramado para vivermos livres do pecado; das maldições; Este é o vinho novo.
         O vinho nunca experimentado antes; Nenhuma festa é feliz de verdade sem que Cristo sirva Seu vinho. Ao participar da Santa Ceia lembre destes benefícios do Sangue. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário