segunda-feira, 9 de abril de 2012

Aprendendo com Elias como fazer o fogo descer


     (I Re 18.30-40)

Uma das coisas que o povo que deseja a bênção deve aprender é chegar ao profeta (v. 30). A ovelha depende do pastor. Em seguida reparou o altar. Muitas vezes atribuímos a Deus a culpa de não obtermos resposta. Pensamos que Ele não quer nos responder. Não podemos esquecer que temos nEle o Sim e o Amém (II Co 1.20), mas o problema é que o poder de Deus não é atraído para um altar quebrado (I Re 18.30).
Elias fez pacientemente uma cerimônia (v. 31), lembrando-se do Patriarca Jacó e as doze tribos...
Em seguida, fez o altar Em Nome do Senhor (v.32). O poder a nós liberado, não está em outro nome a não ser no Nome de Jesus!
Continuou Elias no seu “desafio particular de fé”, fez um rego aparentemente sem sentido, afinal o combinado era a resposta com fogo (v.24), mas o profeta – como todos que são da fé – queria algo de fato extraordinário! Ainda no seu processo de preparação, “armou a lenha” (v.33);
Deus não aceita as coisas de qualquer jeito. A lenha bem arrumada queima melhor. Dividiu o bezerro (v.33b), cortou direitinho, não simplesmente jogou “o bicho lá de qualquer jeito”.
Finalmente o pôs sobre a lenha. Agora sim. Tudo pronto. Não! Elias olhou, deve ter pensado: “Com tamanha seca, tá fácil demais; Deus se agrada de desafios!” Então disse algo que deixou o povo sem entender aonde queria chegar: Joguem bastante água, onde espero que pegue fogo! (v.34,35) Aleluia!
Crente quanto mais encharcado da Água da Vida, maior é a labareda que Deus levanta! Quanto mais difícil para o homem, mais interessante para Deus! (v.36) “NA HORA DA OFERTA DE MANJARES” – Aqui eu quero estudar um pouco mais detalhado.
Primeiro vamos entender como era esta oferta: Lv 2.1; 6.14-18. Esta oferta deveria ter: FARINHA, AZEITE E INCENSO.
 FARINHA– seu sustento material ou natural; AZEITE – é o suprimento espiritual, o que mantém nossas lâmpadas acesas (Mt 25.1-13) e, por fim o INCENSO – que são hoje as orações dos fiéis (Ap 5.8;8.5)
Esta hora era favorável a Elias. Ele estava bem com Deus em todos os aspectos deste momento. A hora da oferta era a oportunidade de Elias clamar a Deus. Infelizmente, muita gente nesta hora treme diante dos adversários. Encontra-se no vermelho.
Aqui entendemos que o ato de ofertar não é simplesmente dar o bezerro – (hoje a oferta é em outras espécies) mas ofertar é um conjunto de ações, que começa no que diz respeito ao básico – farinha –, e, se estende até o ato do incenso – o que nos põe em diálogo com o Pai.
Uns são bons de farinha, vazios, porém, do incenso. Outros um incensário e tanto, pobres, no entanto da farinha, e por aí afora vai. Temos que ter os três, para termos uma vida Completa no Senhor. Se você é abundante em incenso, por exemplo, Deus será abundante em lhe falar, mas por sua defasagem em azeite, por exemplo, você será um crente sem a iluminação necessária. Se você é fervoroso no Espírito Santo, na Luz da Lâmpada, não lhe falta azeite, “é fogo puro”, mas é infiel na farinha, você não prosperará... Você entendeu?
Que o seu altar seja incendiado com um fogo que nunca se apague (Lv 6.13).
                                                                                                                Pr. Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário