sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

AS FILHAS DE ZELOFIADE

E chegaram as filhas de Zelofeade, filho de Héfer, filho de Gileade, filho de Maquir, filho de José (e estes são os nomes de suas filhas: Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza);
E puseram-se diante de Moisés, e diante de Eleazar, o sacerdote, e diante dos príncipes e de toda a congregação, à porta da tenda da congregação, dizendo:
Nosso pai morreu no deserto e não estava entre a congregação dos que congregaram contra o Senhor na congregação de Cora; mas morreu no seu próprio pecado e não teve filhos.
Porque se tiraria o nome de nosso pai do meio da sua família, porquanto não teve filhos? Dá-nos possessão entre os irmãos de nosso pai.
E Moisés levou a sua causa perante o Senhor.
E falou o Senhor a Moisés, dizendo:
As filhas de Zelofeade falam retamente; certamente lhes darás possessão de herança entre os irmãos de seu pai; e a herança de seu pai farás passar a elas.
E falarás aos filhos de Israel, dizendo: Quando alguém morrer e não tiver filho, então, fareis passar a sua herança a sua filha.
E, se não tiver filha, então, a sua herança dareis a seus irmãos.
Porém, se não tiver irmãos, então, dareis a sua herança aos irmãos de seu pai.
Se também seu pai não tiver irmãos, então, sua herança dareis a seu parente, àquele que lhe for o mais chegado da família, para que a possua; isto aos filhos de Israel será por estatuto de direito, como o Senhor ordenou a Moisés.                                         (Nm 27.1-11)
   Eu não sei que formação Zelofiade deu às suas filhas, mas no mínimo, timidez elas desconheciam. “Apresentaram-se diante de Moisés – o profeta; Eleazar – o sacerdote, diante de todos os príncipes, e de toda congregação” (v.1,2)
(v.3) “Nosso pai morreu no deserto”... E como tem gente morrendo no deserto! Apesar de não se “levantar contra o Senhor”... Se não O assumir – morre no próprio pecado – o que é natural de todo ser humano (todos pecaram Rm 3.23)
“E não teve filhos” Isto é a nossa base para estudo.
“Quer dizer então, Moisés, que só porque não temos irmãos – somos somente moças – vai tirar o nome do nosso pai da bênção da Terra?” (v.4)
Estas moças sabiam que pela Lei, as terras eram dadas aos homens (como quase tudo no velho testamento).
Nem Moisés sabia o que fazer (v.5) levou até Deus a causa delas...
E do versículo 7 ao 14 vemos Deus criar uma lei nova, tudo porque, Ele ouvia que “as filhas de Zelofiade, falam o que é justo; falam retamente.”(v.7)
O que fez o Senhor? Ordenou que, na falta de filhos, a herança ficaria para a filha...
Se não tiver filhas, fica para os irmãos dele... (v.9). Se não tiver irmãos... Dá aos irmãos do pai... (v.10). Se não tiver irmãos o pai, encontre um “parente chegado” (v.11), e dê a herança, mas antes Deus já disse a Moisés: “Passe para elas a herança do seu pai” (v.70).
A lição é simples:
Há muitas famílias, num fracasso antigo e “hereditário”, porque ninguém se levantou para reivindicar seus direitos.   
Jabez (I Cr 4.9,10) tinha tudo para morrer em dores; O que fez – clamou a Deus e mudou sua história.
Porque nosso pai morreu no fracasso, não deixou ninguém que lutasse ninguém restou... Não podemos agora cruzar os braços e dizer: “É, a vida é assim mesmo, na nossa família é desse jeito...” Não! Só é assim porque ninguém reage! Deus quer fazer uma nova lei! Uma nova história! “Deus disse, elas falam retamente” (v.7) Como nós falamos, Deus julga! E Ele ouve tudo que falamos e pensamos. O que diz a verdade manifesta a justiça (Pv. 12.17) Deus está distribuindo bênçãos, tomemos posse para a glória do Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário